20 de mar. de 2010

Não ao superficial

Essa foi uma semana de experiências. A aula prática na piscina foi maravilhosa, principalmente porque houve uma aproximação entre todos da sala, independente dos grupos. A diversão, o relaxamento, as disputas, fizeram daquilo muito mais que um momento na piscina, mas mostrou claramente toda importância da recreação. Ali não havia crianças, mas por alguns momentos voltamos a ser como tal, esquecendo dos problemas pessoais,  mergulhando num mundo divertido que mascarava todo conteúdo por trás, como a adaptação ao meio líquido, as técnicas de flutuação, de imersão, de movimentação dentro daquele ambiente aquático, enfim. Houveram também os momentos de disputa entre as equipes, mas creio que mais importante do que a competição foi o incentivo, o momento de cooperação entre os membros da nossa equipe. Logicamente tinham pessoas que já sabiam alguma coisa de nados, técnicas, e outras nunca haviam participado em atividades na água, mas independente de quem tinha mais ou menos facilidade, o incentivo, a torcida, fizeram com que todos, mesmo com suas limitações fizessem parte daquele contexto ora de derrota, ora de vitória e ora de impate.
Sinto-me satisfeita com os resultados das pequisas que fiz, sendo visualizadas na prática. Como já citei em outra postagem, a leitura do livro Recreação Aquática de Cláudia Alexandre Queiroz - 1998, foi em vários momentos o que vi sendo praticado dentro da aula e acredito que essa seja a intenção, não somente se tratando de ambientes aquáticos, mas  referentes a todos os assuntos, afinal a vida não é constituída apenas de teorias, mas a idéia é visualizá-las na prática.
E é dessa forma que eu tenho cada vez mais certeza, de que não heveria melhor método de ensino. Felizmente, aquela mesmice do colégio foi deixada para trás com muita competência.
Confesso sintir-me frustrada quando não consegui, apesar da breve leitura feita, uma definição concreta do que é ciência. Na verdade, eu pude entendê-la superficialmente de acordo com o que foi conversado, mas não houve uma capacidade minha de compreensão aprofundada das leis, do contexto e do porque tal ciência era transformada, ou renegada, ou aceita de acordo com o contexto histórico e as necessidades do meio científico com sua relação com o universo.  
Sei  e quero compreender todas essas questões, pois não há nada mais trágico e infelizmente comum, do que pessoas que independente de sua formação, não tem o mínimo interesse em querer compreender nem aquilo que dizem que lhes interessa. Todas essa leituras, os debates, o incentivo à pesquisa, fez com que boa parte do que fora passado pelos professores, chegassem de forma interligada, percebendo todas as questões, como as brincadeiras, o jogo, o lúdico, os esportes, as práticas e a educação física, fossem compreendidas de forma com que uma coisa se transforme em outra conforme a visão vai ganhando amplitude.
As tendências, as críticas há certas metodologias, tudo isso agora fazem parte do nosso contexto como estudantes e é preciso que a coletividade compreenda que não dá mais para termos gerações de pessoas não pensantes, e pior que não fazem a mínima questão para tal. 
Compreender o que é ciência, as visões sobre os esportes na aplicação como rendimento, participação e educação (Tubino),  as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais (Darido), as críticas de Walter Bracht, entre tudo mais que virá, não me tornará especialista nos assuntos, mas desejo que me faça compreender conceitos e visões de estudiosos que trarão clareza e questionamentos, para que amanhã eu não seja mais uma marionete que acha que sabe porque tem um papel chamado diploma, mas que não vê que para se mover, depende da "bondade" alheia.  

Um comentário:

Cláudia Queiroz disse...

Olá Evelin
sou Cláudia Alexandre Queiroz e uma amiga viu o meu nome e mandou o seu link com o seu blog.
fico muito super feliz de que de alguma maneira estamos todos juntos nesta empreitada de pesquisa aprofundando nossos estudos
eu acabei fazendo um capitulo de um livro em que aprofundo melhor as questões que envolve o ser e o meio aquatico ele está no livro piscomtricidade escolar organizado pelo prof Carlos Albrto de Mattos Ferreira a editora é Wak editora
um grande abraço Cláudia Queiroz
qualquer coisa meu email: clauqz@gmail.com