Padarias, mercados, pizzarias, farmácias, bancos, empresas de tecnologia, entre tantas outras são empreendimentos que fazem parte do nosso cotidiano e necessitamos desses serviços operados por profissionais para que muitas coisas rotineiras sejam realizadas com agilidade e sucesso. Não importa se são micro ou macro empresas, mas a idéia dos empreendedores é de fato buscarem inovação ou no mínimo prestarem serviços triviais com a busca de excelência na qualidade para que tenham sempre clientela fixa e potencialmente ativa fazendo o negócio girar.
Curiosamente apesar de estarmos cercada de tantas empresas, na maioria das vezes temos uma idéia fictícia e fantasiosa do que é ser um empreendedor, e eu juntamente com meu grupo, temos entendido o quão difícil é executar essa função.
Criar, construir e planejar uma empresa tem sido um grande desafio. Muitas idéias surgem, mas quando fazemos uma análise real de mercado percebemos que a busca de um negócio inovador e criativo torna-se muito mais difícil do que aparenta ser. Isso teve início com nossa primeira idéia, que resumidamente tratava-se de um negócio do qual ofereceríamos serviços da área de educação física a comunidades carentes obtendo subsídios governamentais. Logicamente, qualquer empreendimento é trabalhoso, mas esbarramos muito precocemente em várias dificuldades que esse negócio nos traria, contando que as exigências legais e as dificuldades operacionais eram imensas, resolvemos mudar de atuação.
Entenda que essa descrição não se trata de uma abertura de empresa real, mas de um estudo de plano de negócio.
Sabemos que muitos negócios são viáveis, dependendo de quão disponível somos, seja em trabalho ou financeiramente, mas como aqui o nosso projeto, tem que ser posto em prática, mas é tratado de maneira fictícia, buscamos outro ramo de atividade que possivelmente fosse mais acessível a todas as pesquisas que seriam realizadas, e a toda preparação. Nosso grupo manteve desde o início uma busca incessante por algo real, ou bem próximo dela. Consideramos muitos fatores, principalmente a questão de que partimos de um ponto quase zero financeiro. Buscamos enxergar no nosso mercado, um problema real que faria do nosso negócio no mínimo atrativo e por fim buscamos nos certificar da viabilidade desse empreendimento, realizando muitas pesquisas de campo.
A Movimente-se é uma empresa de macro captação que atua nas escolas para promover os horários de pouca frequência das academias. Inicialmente nos valemos desse ponto da diminuição de frequência nos períodos do final da manhã e tarde como um problema real do mercado das academias, já que seu público alvo geralmente utilizam do período matutino e noturno para realizarem suas atividades físicas. Ao percebermos essa lacuna, tentamos buscar um espaço do qual encontraríamos público alvo que teriam essa disponibilidade de horário. Considerando que esse período, na maioria dos casos são das pessoas que estão fora do mercado de trabalho tradicional (horário comercial), acreditamos que a escola seria um bom nicho, já que a juventude é um publico em potencial.
Dentre outros detalhes que pensamos, a idéia foi se solidificando e passamos a buscar respaldos no mercado real para saber o quanto isso era viável. Meu primeiro passo foi conversar com pessoas que trabalham nas escolas, para entender o quanto essa divulgação é válida. Depois eu iniciei uma busca com as empresas de macro captação tanto dentro da capital paulista, como também no interior. Essas empresas não atuam na área esportiva, mas fazem a macro captação para escolas de informática, inglês, entre outras e puderam nos passar de forma clara e objetiva muitos detalhes operacionais e também nos esclarecer as problemáticas, para que tivéssemos consciência do trabalho e dos acertos que faríamos. Por fim, buscamos a pesquisa nas academias. Eu e o grupo procuramos diversos espaços, com características e portes distintos para entender a viabilidade do nosso empreendimento. Também colhetamos valores e buscamos esclarecer todas as possíveis situações operacionais.
Sendo assim a empresa estava definida. Ficticiamente montamos operações, cargos e balanços financeiros considerando sempre valores reais e possibilidades existentes no mercado para realmente concretizar se a Movimente-se seria minimamente rentável.
Confesso que a parte mais interessante e surpreendentemente fácil foi a pesquisa de campo. Desde o momento que fui em busca de conhecimento dos três segmentos: escola, macro captação e academias tive sucesso imediato. Consegui colher todas as informações necessárias com certa facilidade. Mesmo sem conhecer as pessoas, achei bem interessante a disposição que os empreendedores tem em colaborar com projetos universitários, já que essa foi minha estratégia para adquirir informações preciosas, como por exemplo, dados financeiros.
A parte mais difícil foi a financeira. Fazer acertos de balanços e detalhar cada custo da empresa e receita foi bem complicado. Mas no final acabamos surpreendidos positivamente.
A Movimente-se apenas iniciou sua caminhada, e tenho consciência que a vunerabilidade do mercado dificulta muito as coisas, mas confesso que tenho aprendido muito e acredito verdadeiramente no potencial da nossa empresa, que com acertos, pode até vir a sair do papél e se tornar um empreendimento de sucesso.
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