Tudo amplia-se de forma gigantesca a cada dia que passa. Existem centenas de esportes mundo a fora, com características próprias, distintas e outras que se assemelham e são essas que fazem com eles entrem em grupos específicos, que estamos (eu e meu grupo) tentando definir.
Tudo que antes era tão simples, cada vez vai ganhando proporções maiores como na pergunta ainda recente sobre o que é Educação Física? Muita leitura me fez perceber toda amplitude desse mundo. De forma geral consegui compreendê-la como uma totalidade, entre o estudo das práticas que a constituem juntamente com questões filosóficas, cintíficas, sociais e culturais. Cada autor expressa essa visão, como o Betti, M. que no livro Educação Física como prática científica e prática pedagógica: Reflexões à luz da filosofia da ciência., expõe que a educação física não é uma ciência específica pois anda atrelada com questões filósoficas, pois apesar da fisiologia é forma de expressão cultural. Ainda o Medina no livro Educação cuida do corpo...e mente, coloca a questão revolucionária, mostrando-nos que ela tem sido vista parcialmente. Daolio também coloca seu ponto de vista cultural no livro Da cultura do corpo, através das pesquisas que mostram as diferençam culturais. O coletivo de Autores na Metodoligia da Educação Física, assim como Vitor M. de Oliveira no livro O que é educação Física expõe a necessidade da percepção do objetivo das práticas da educação física ou da cultura corporal. Castellani em educação física no Brasil escreve: "...Ela tem servido de instrumentos ideológicos e de manipulação para que as pessoas continuem alienadas diante da necessidade da verdade de transformação no seio da sociedade". Fazendo-me perceber que a Educação física é vista fragmentada e superficialmente, deixando de lado as questões trivais que envolve tudo de importante que ela pode agregar a sociedade.
Tudo que antes era tão simples, cada vez vai ganhando proporções maiores como na pergunta ainda recente sobre o que é Educação Física? Muita leitura me fez perceber toda amplitude desse mundo. De forma geral consegui compreendê-la como uma totalidade, entre o estudo das práticas que a constituem juntamente com questões filosóficas, cintíficas, sociais e culturais. Cada autor expressa essa visão, como o Betti, M. que no livro Educação Física como prática científica e prática pedagógica: Reflexões à luz da filosofia da ciência., expõe que a educação física não é uma ciência específica pois anda atrelada com questões filósoficas, pois apesar da fisiologia é forma de expressão cultural. Ainda o Medina no livro Educação cuida do corpo...e mente, coloca a questão revolucionária, mostrando-nos que ela tem sido vista parcialmente. Daolio também coloca seu ponto de vista cultural no livro Da cultura do corpo, através das pesquisas que mostram as diferençam culturais. O coletivo de Autores na Metodoligia da Educação Física, assim como Vitor M. de Oliveira no livro O que é educação Física expõe a necessidade da percepção do objetivo das práticas da educação física ou da cultura corporal. Castellani em educação física no Brasil escreve: "...Ela tem servido de instrumentos ideológicos e de manipulação para que as pessoas continuem alienadas diante da necessidade da verdade de transformação no seio da sociedade". Fazendo-me perceber que a Educação física é vista fragmentada e superficialmente, deixando de lado as questões trivais que envolve tudo de importante que ela pode agregar a sociedade.
Mas ainda sim, a educação física ou defini-la não chegou em seu ponto final. Existem muitas outras visões e questões históricas e atuais que são importantes e que é necessário compreendê-las, uma vez que isso fará parte da minha vida daqui em diante.
Porém uma coisa que me encantou como aprendizagem de vida, foi perceber a beleza do lúdico nas histórias de vida, como no filme Filhos do Paraíso, que mostrou com toda a simplicidade, que sem perceber em algumas atividade ou momentos da vida jogamos com as pessoas, com os fatos. O jogo não é só aquilo que se vê claramente, mas é tudo que fazemos e que entra na dimensão de que um dia chegará ao fim, de que existe local pra acontecer, de que é sagrado, é belo, é livre apesar das regras que devem existir. A vida é constituída de momentos do qual encerramos o jogo vencendo ou não, mas tudo isso é vida, é jogo, como em uma partida de xadrez que exige de seus jogadores estratégias, paciência, reconhecer que uma jogada ou decisão irá desencadear em alguma consequência. É saber perder, saber ganhar, saber jogar.
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